Dietas e dieta DETOX

Veja como voce pode substituir alimentos calóricos por outros com menos calóricos.

Alimentos ricos em calorias

O que podemos escolher

  • Peles de aves
  • Gordura aparente das carnes
  • Retirar a pele das aves e a gordura aparente das carnes ANTES de seu preparo culinário.As carnes preparadas com gordura, mesmo retirada no momento do consumo, têm boa quantidade de gorduras.
  • Carnes gordas, carne bovina e suína consumidas com freqüência.
  • Preferir peixe pelo menos 3 vezes por semana e ,nas demais refeições aves magras.A carne bovina não deve ser excluída da alimentação.Apenas não deve ser consumida com maior freqüência do que as brancas.Rosbife e carpaccio também são mais magros.
  • Leite Integral
  • Iogurte Integral
  • Queijos Amarelos
  • Creme de Leite Integral
  • Preferir leite desnatado para beber e para preparações culinárias.
  • Preferir queijo branco, ricota, cottage, búfala e requeijão light para seu dia-a-dia.Em ocasiões sociais, apenas não exagere nos queijos amarelos.
  • Preferir creme de leite light, mas não exceder no consumo, pois ainda contém gorduras.O iogurte natural desnatado “consistência firme” pode substituí-lo muito bem em preparações culinárias, como por exemplo, no estrogofe.
  • Embutidos suínos (salsicha, lingüiça, salame, presunto, mortadela, copa, paio, etc).
  • Preferir embutidos light de aves como peru e chester, por exemplo.Cuidado, pois apesar de serem de aves alguns desses alimentos podem conter bastante gordura e calorias, como lingüiça de frango, por exemplo.
  • Manteiga, bacon, banha, toucinho, pururuca, gorduras das carnes.
  • Preferir margarinas vegetais, óleo de milho, girassol, canola,azeite de oliva.

Obs.:Controlar as quantidades consumidas e usadas para preparo culinário,pois apesar de saudáveis,as gorduras,independentemente da origem,são ricas em calorias.

  • Molhos para massas com creme de leite, queijo gordos, manteiga (4 queijos,triplo burro,etc.)
  • Preferir molho de tomate fresco eventualmente acrescidos de queijos magros.
  • Frituras (bife a milanesa, coxinha, batata frita, etc.).
  • Preferir alimentos assados, grelhados, refogados e cozidos.
  • Sorvetes à base de leite integral
  • Preferir sorvetes de frutas ou à base de leite desnatado e o “0%” de gordura/dietético.
  • Chocolate, achocolatados, doces com cremes com chantilly, bolachas recheadas.
  • Reduzir a porção e a freqüência consumida de chocolate.
  • Preferir doces sem cremes, bolachas sem recheio.

Obs: Não é porque o alimento é diet que pode ser consumido em excesso, pois haverá excesso de calorias também.Outra questão é que muitos deles têm mais calorias do que o similar tradicional ou maior quantidade de gorduras, como é o caso de alguns chocolates, por exemplo.

  • Pizzas com embutidos suínos e bacon (calabresa, portuguesa, etc), queijos gordos.
  • Preferir pizzas com embutidos de aves, queijos magros, hortaliças.
  • Controlar o número de fatias consumidas e reduzir a freqüência de consumo.
  • Nozes, castanhas, amêndoas, etc.
  • São alimentos muito saudáveis, porém ricos em calorias.
  • Controlar a quantidade consumida.
  • Consumo de várias fontes de amido em uma mesma refeição (tubérculos, como batata, cará, inhame, mandioca, mandioquinha. Ainda polenta, massas, farinhas, farofas, arroz, milho, pães, bolachas, torradas, cereais, etc.).
  • Os carboidratos (açúcares e amidos) contêm menos calorias do que as gorduras.São necessários para gerar energia,mas seu consumo excessivo pode ajudar no ganho de peso indesejado.Escolher preferencialmente apenas uma fonte de amido por refeição.
  • Arroz OU batata OU cará OU inhame OU mandioca OU mandioquinha OU massa OU pão.
  • Consumo freqüente de açúcar e mel e em grandes quantidades.
  • Reduzir a quantidade desses alimentos e escolher algum adoçante artificial.
  • Baixo consumo de frutas
  • O consumo inadequado de frutas acaba na prática clínica mostrando que leva a um consumo excessivo de doces.
  • Como contêm açúcar, as frutas ajudam a controlar a vontade de comer doce.
  • Refrigerantes comuns
  • Refrigerantes dietéticos, sucos de frutas naturais sem açúcar, água de coco.
  • Pães, massas e arroz comuns.
  • Preferir pães, massas, bolachas, torradas e arroz integral, pois oferecem maior sensação de saciedade.

Obs: Os alimentos integrais são mais saudáveis devido às suas quantidades de fibras, mas não devem ser consumidos com excesso porque são ricos em calorias e, às vezes, até em maior quantidade do que os similares.

  • Doces em geral, balas, chicletes, bolos, tortas, bolachas doces.
  • Reduzir a freqüência de consumo de doces comuns.
  • Preferir pudins, flans, gelatinas dietéticas, iogurtes dietéticos, compotas preparadas com adoçantes, frutas secas, geléias de frutas.
  • Balas e chicletes sem açúcar.
  • Leite condensado comum
  • Preferir leite condensado desnatado ou dietético.
  • No supermercado
  • Não ir as compras com fome para não comprar guloseimas em excesso.
  • Preparar uma lista do que será comprado.
  • Evitar ir ao supermercado com freqüência.
  • Em casa
  • Não beliscar enquanto cozinha.Sente para realizar a refeição adequadamente.
  • Não deixar de comer nos intervalos de refeição para não chegar à próxima refeição com fome.
  • Rótulos de alimentos
  • Procurar ler os rótulos dos alimentos e prefira aqueles com baixa quantidade de gorduras e açúcares.
  • Bebidas alcoólicas
  • Evitar o consumo freqüente.

 

Fonte: Garcia, Evie Mandelbaum. Cuidado, olha o crachá no prato: como ter uma vida e alimentação saudável mesmo com as pressões do seu trabalho. Rio de Janeiro: Elservier, 2004.

Dieta DETOX

Oque é dieta DETOX

Ultimanente estamos ouvindo falar muito sobre a Dieta DETOX, então vem aquela curiosidade...
Uma vez que a maior batalha das mulheres e dos homens nos últimos tempos é manter o peso sem deixar
de consumir aquilo que mais gostamos. A vida moderna e corrida faz com que deixemos de nos alimentar de forma saudável e correta, substituindo
comida por lanches rápidos ou até mesmo pulando refeições, sem contar a oferta de alimentos industrializados e "práticos" de preparar que não trazem nenhum benefício
para nossa saúde.
Mas afinal o que é esta tal de Dieta DETOX ? Por que a mídia e as atrizes famosas estão seguindo esta dieta?
Ela será mais uma dieta da moda?
A Dieta Detox nada mais que alimentos funcionais que auxiliam na digestão, no funcionamento do intestino e
melhoram a aparência da pele. Vale ressaltar que as "dietas milagrosas" vendidas nas revistas nem sempre
contam os reais detalhes para que a dieta de certo, lembrem se que todos os "milagres" acontecem com o
acompanhamento de profissionais capacitados, prática de atividades físicas e muita força de vontade.
Para que qualquer dieta faça o efeito desejado, sempre será necessário o acompanhamanto de um profissional
nutricionista para avaliar a sua necessidade.